Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/1/2014 - Índia - O lado escuro dos fogos de artifício
Fotos do artigo -ÍNDIA – O LADO ESCURO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Sivakasi) – Como de tradição a chegada de 2014 foi festejada em todo o mundo por amplo emprego de pirotecnia e fogos de artifício. Mas o que costumeiramente se associa à festa e à euforia pode esconder, por trás de si, exploração e violação dos Direitos Humanos. Por isso os salesianos insistem no empenho pelo desenvolvimento autêntico e integral das crianças e dos adolescentes.

Na Índia Sul, numa região árida do Estado do Tamil Nadu, situa-se a cidade de Sivakasi, conhecida em todo o País pela fabricação de fósforos, fogos de artifício, rojões e petardos, açambarcando 90% da produção nacional. Menos notório é porém que uma porcentagem muito alta desses produtos é feita à mão por milhares de crianças e adolescentes de ambos os sexos – perto de 6.000, segundo algumas estimativas.

Muitas dessas crianças encontram-se ali sem os pais: provêm de famílias pobres das castas sociais mais aviltadas da sociedade, com frequência originárias de zonas rurais atingidas quiçá pela seca. Os pequenos trabalham todo o dia, dormem em barracos, têm uma dieta monótona e pobre à base de arroz e lentilhas, e recebem um pagamento que – raramente – supera os 50 centavos de Euro ao... dia!

Ali vivem privados dos cuidados familiares, da educação e do brinquedo, vulneráveis ao envenamento pelas substâncias que manipulam, ao abuso sexual por parte de dirigentes e a muitos outros riscos.

O seu trabalho é assaz perigoso. A organização não governativa salesiana 'Jugend Eine Welt', sediada na Áustria, sublinhou, além disso, mui recentemente como também em 2013 ocorreram graves acidentes nas indústrias que produzem fogos de artifício: em Sivakasi, no mês de maio passado, a vítima fatal foi uma criança de 11 anos. E em muitos outros acidentes, são os pequenos nessas indústrias a acabar com graves ferimentos, mutilações e danos permanentes.

Os Salesianos animam diversas obras e muitas atividades em Sivakasi para dar apoio à população pobre e marginalizada, e especialmente para ajudar as crianças pobres e que trabalham, desviadas do sistema educativo: através de escolas, educação não-formal, casas de acolhença para meninos, centros de estudo noturnos, grupos de autoajuda para as mulheres, um centro de prevenção contra o abandono escolar. Programada também a implantação de um centro de formação ao trabalho, em condições de oferecer aos jovens provenientes de famílias pobres outras oportunidades laborais que não o perigoso setor dos fogos de artifício.

Publicado em 10/01/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês