Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/12/2013 - Itália - Jovens salesianos encontram-se com sobreviventes de Lampedusa
Fotos do artigo -ITÁLIA – JOVENS SALESIANOS ENCONTRAM-SE COM SOBREVIVENTES DE LAMPEDUSA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – A Obra salesiana Teresa Gerini, de Roma, acolhe em seu interior tanto a ‘Comunidade Zeferino Namuncurá’, de formação para teólogos – casa para 41 jovens salesianos provenientes de 23 nações diversas –, quanto o Centro de acolhença ‘Eta Beta’, que desde 12 de novembro passado acolhe mais de 80 imigrantes refugiados, supérstites da tragédia ocorrida ao largo de Lampedusa no dia 3 de outubro de 2013. Sexta-feira, 20 de dezembro, foi organizado um dia de festa para os membros das duas comunidades.

Na comunidade de formação, os salesianos estudam teologia. Mas nem por isso descuidam de quanto acontece em seu derredor, como o fato de que agora têm, perto, 80 jovens refugiados, chegados a Roma através de mil desventuras e depois de terem sobrevivido a uma gravissima calamidade marittima, que suscitou dor e perturbação em todo o mundo, e sobre a qual pesa ainda o grave juízo do Papa Francesco: “É uma vergonha!”

Os jovens estudantes de teologia não podiam, por isso, ficar-se apenas a olhar comodamente desde os próprios alojamentos o que sucedia. Começaram por se aproximar lentamente dos refugiados, com simpatia, amizade, cordialidade. Por vezes na recreação aproximaram-se deles, ficaram com eles, fizeram sentir a sua proximidade e o seu apoio.

Sexta–feira, 20 de dezembro, organizaram uma tarde particular, com um torneio de futebol e um sucessivo momento de convivialidade que avizinhou ainda mais esses jovens já tão assemelhados, em sua maioria, por seu ‘serem-extrangeiros’. O momento de festa foi uma ocasião para os jovens salesianos conversarem com os refugiados, cononhecê-los, e sobretudo ouvir não só as suas histórias e sofrimentos, mas também seus anseios e esperanças.

Um momento muito bom, caracterizado pela alegria e pela simplicidade. Uma circunstância que confirmou os jovens salesianos – que se estão formando para tornar-se sacerdotes à maneira de Dom Bosco – na sua finalidade de viver o dito do Fundador: “Por vós estudo, por vós trabalho, por vós estou disposto a dar a vida!”.

Serviu também para pôr em prática as exortações do Papa Francisco: “Pôr de lado a ansiedade e olhar nos olhos, ouvir os outros, renunciando às urgências para acompanhar quem ficou à margem do caminho” (Evangelii Gaudium 46) e: “Ser pastores cheirando a ovelhas”.

O Centro de acolhença Eta Beta faz parte do ’Sistema de Proteção para Pedintes Asilo e Refugiados’. A Equipe multidisciplinar que o anima garante acolhença integrada dos migrantes, atenção às necessidades materiais de primeira necessidade, apoio psicológico, orientação legal, suporte à integração socioeconômica – através de cursos profissionais e de alfabetização –, e acesso ao serviço sanitário nacional.

Publicado em 24/12/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês